A Nefrologia Pediátrica tem especificidades que a distinguem da Nefrologia do adulto e as técnicas dialíticas em situação de insuficiência renal aguda ou crónica têm particularidades para cada grupo etário, do recém-nascido ao adolescente, devendo ser realizadas em meio pediátrico.
A Nefrologia Pediátrica portuguesa tem mantido o espírito dos seus predecessores, com progressivo e contínuo crescimento na clínica, na investigação e no ensino, que tem constituído a base da projeção e reconhecimento internacional da Nefrologia Pediátrica portuguesa.
Década de 60
A Nefrologia Pediátrica foi uma das primeiras subespecialidades a diferenciar-se dentro da Pediatria (primeiro nos Estados Unidos e depois na Europa na década de 60), devido à expansão do conhecimento e às exigências técnicas de diagnóstico e terapêutica próprias como a biópsia renal, as técnicas de depuração extra-renal nas crianças com doença renal aguda ou crónica e mais recentemente o transplante renal.
O estudo internacional das doenças renais em crianças (ISKDC), organizado em 1966, foi o primeiro estudo cooperativo multicêntrico em larga escala, com vigilância sistemática e controlada, de protocolos terapêuticos com avaliação histopatológica, verificando as alterações produzidas na evolução da história natural das doenças renais nas crianças.
1967
A European Society for Paediatric Nephrology (ESPN) foi criada em 1967 e neste ano foi realizado o primeiro ESPN Meeting em Glasgow.
Início da década de 1970
O Prof. Doutor António Torrado da Silva com o Prof. Doutor Jean Pierre Guignard, ambos ESPN Members, criaram no início da década de 1970 no Centre Hospitalier Universitaire Vaudois em Lausanne (Suíça) a disciplina da Nefrologia Neonatal. Torrado da Silva foi o primeiro membro português da ESPN e durante o 8º ESPN Meeting realizado em 1974 na Suíça, novos membros portugueses entraram para a ESPN. Antes de regressar a Portugal o Prof. Torrado da Silva estava assim a dar os primeiros passos da Nefrologia Pediátrica no nosso País.
Décadas de 70/80
Nas décadas de 70/80 foram criadas em Portugal cinco Unidades de Nefrologia Pediátrica. A primeira Unidade de Nefrologia Pediátrica foi criada em 1976 no Hospital de Santa Maria (Lisboa), tendo como coordenador o Prof. Doutor F. Coelho Rosa (ESPN Member). A consulta de Nefrologia Pediátrica do Hospital D. Estefânia (Lisboa) teve início em 1978 e em 1982 foi criada a Unidade de Nefrologia Pediátrica (Dr. Pascoal Duarte e Dr. Ferra de Sousa), com uma vertente de ambulatório e uma área específica de internamento para doentes do foro nefro-urológico. A Unidade de Nefrologia Pediátrica do Hospital Pediátrico de Coimbra foi criada em 1978, tendo como coordenador o Prof. Doutor A. Torrado da Silva (ESPN Member). Em 1980 foi criado o Serviço de Nefrologia Pediátrica do Hospital Maria Pia - Porto (Dr. Avelino de Oliveira e depois Dr. Eloi Pereira). E em 1981 foi criada a Unidade de Nefrologia Pediátrica no Serviço de Pediatria do Hospital de São João (Porto) (Dra Matilde Barreira).
Na Europa e nos Estados Unidos da América, a Diálise Peritoneal era uma técnica largamente usada desde 1980 e reconhecida de particular valor. Portugal acompanhou esta prática. A primeira diálise peritoneal num recém-nascido foi realizada em 1978 no Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria. O Programa de Diálise Peritoneal Ambulatória Crónica foi implementado na década de 80 no Hospital de Santa Maria,
A primeira sessão de Hemodiálise Pediátrica foi realizada em 1983 no Hospital Maria Pia e o Programa de Hemodiálise Pediátrica Crónica do Hospital de Santa Maria (CHULN) teve início em dezembro de 1995, o do Hospital D. Estefânia em 1997, e o do Hospital Pediátrico de Coimbra em 2014.
Em 1984 ocorreu o primeiro Transplante Renal Pediátrico no Hospital de Santo António. O Programa de Transplantação Renal Pediátrico no Hospital de Santa Maria teve início em setembro de 1995 e no Hospital Pediátrico de Coimbra em fevereiro de 2012.
A primeira Reunião de Nefrologia Pediátrica foi realizada em junho de 1979, em Lisboa na Fundação Calouste Gulbenkian, com grande sucesso, organizada pela Clínica Pediátrica Universitária do Hospital de Santa Maria, tendo como convidados o Prof. Martin Barratt e o Dr. Ranslay do Hospital for Sick Children de Londres, e a participação das mais destacadas figuras nacionais dedicadas à Nefrologia Pediátrica. Esta reunião levou à criação do Núcleo de Nefrologia Pediátrica em Portugal.
A 19ª Reunião Anual da ESPN em 1985, foi realizada em Lisboa, com grande sucesso, tendo sido uma organização conjunta de Lisboa (Hospital de Santa Maria) e Coimbra (H. Pediátrico) com o Prof. F. Coelho Rosa como presidente e o Prof. A. Torrado da Silva como vice-presidente. Esta reunião marcou em definitivo o reconhecimento europeu da Nefrologia Pediátrica portuguesa.
Em 1985 foi criada a Secção de Nefrologia da Sociedade Portuguesa de Pediatria, que congregou os pediatras com especial interesse neste campo, incluindo representantes das cinco Unidades de Nefrologia Pediátrica; tem dinamizado a atividade científica e promovido a realização anual regular da sua reunião científica. Na década de 90, desenvolveu-se uma aproximação da Nefrologia Pediátrica Portuguesa junto da congénere Espanhola, a qual, pela sua qualificada diferenciação, mereceu o nosso interesse. >
Década de 90
A Comissão Nacional de Saúde da Mulher e da Criança, dependente do Ministério da Saúde, reconheceu cinco centros de Nefrologia Pediátrica no país: dois em Lisboa, um em Coimbra e dois no Porto. A Direção do Colégio de Pediatria da Ordem dos Médicos atribui idoneidade para formação de internos, em Nefrologia no âmbito da Pediatria, a estas cinco instituições e requer ao Conselho Nacional Executivo a criação legal de subespecialidades, dentro da Pediatria. Posteriormente, em 1992, o Ministério da Saúde criou o Ciclo de Estudos Especiais em Nefrologia Pediátrica destinado a conferir formação específica nesta área, sendo em 1992 criados os primeiros Ciclo de Estudos Especiais em Nefrologia Pediátrica no Hospital de Santa Maria e no Hospital Maria Pia. São também criados Ciclos de Estudos Especiais em Nefrologia Pediátrica no Hospital S. João, depois no Hospital Pediátrico de Coimbra e finalmente no Hospital D. Estefânia.
Anos 2000
A Subespecialidade de Nefrologia Pediátrica foi criada no ano 2000 e neste mesmo ano foi organizada a III Reunião Ibérica de Nefrologia Pediátrica (primeira em Portugal), sob a presidência do Dr. Eloi Pereira, no Porto, no Edifício da Alfândega.
A 47ª Reunião Anual da ESPN ocorreu no Porto em 2014, a segunda em Portugal, sob a presidência do Prof. Doutor Caldas Afonso.
A criação da Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica no âmbito da SPP e a integração de Portugal no World Kidney Day Group ocorrem em 2016–2017. São reconhecidos como Centro de Referência na Área da Transplantação Renal Pediátrica, o Hospital de Santa Maria e o Centro Materno Infantil do Norte em 2016, sendo estes centros em 2017 membros fundadores da European Reference Network Transplantchild.
A Direção da Sociedade Portuguesa de Nefrologia Pediátrica agradece a inigualável colaboração do Dr António Jorge Correia, nefrologista pediátrico do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, na elaboração deste documento de memória coletiva.